A DEMANDA AGREGADA
AS CURVAS IS E LM:
As curvas IS e LM são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de juros e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados de bens e serviços e monetário, respectivamente.
Este capítulo tem como objetivo, apresentar os fundamentos dessas duas curvas, explicitando diversos casos particulares que têm servido de base para disputas sobre a potência das políticas monetária e fiscal. Introduz-se, também, algumas hipóteses sobre a dinâmica de ajustamento dos mercados monetário e de bens e serviços, quando a economia é submetida a choques provenientes de mudanças das variáveis exógenas que movem o modelo. A curva de demanda agregada é o lugar geométrico no plano formado pelas variáveis nível de preços, ou de inflação, e nível de renda real, dos pontos que correspondem ao equilíbrio simultâneo nos mercados monetário e de bens e serviços. O equilíbrio de um mercado para um produto qualquer é determinado a partir da interseção marshalliana, pela interseção das duas lâminas da tesoura: a de demanda e a da oferta. A curva de demanda agregada, embora de natureza diferente das curvas de demanda de equilíbrio parcial, é um instrumento importante para analisar-se o equilíbrio geral de curto prazo da economia como um todo. Este capítulo apresenta também as principais propriedades da curva de demanda agregada. A outra lâmina da tesoura, a oferta agregada, será estudada no próximo capítulo.
Equilíbrio no Mercado de Bens e Serviços: A Curva IS
O dispêndio agregado numa economia fechada, que não tem relações econômicas com outros países, é a soma do consumo c, do investimento i e dos gastos do governo g. Isto é: d = c + i + g onde as variáveis estão medidas em termos reais, ou seja, a cruzeiros de um determinado ano. Admitiremos que o consumo depende da renda disponível de acordo com: c = c(y - t), 0 < cy < 1 onde t é o total de impostos arrecadados pelo governo. A propensão marginal a