A dança como atividade de desenvolvimento da criança na escola: contribuição para o aprendizado no ensino fundamental i.
Tasmânia Maria Tâmara Bezerra
Francisca Wilma Avelino
Resumo Esse artigo tem por objetivo refletir como os alunos entendem a importância da dança no processo de ensino-aprendizagem, como também, mostrar os desafios que os professores enfrentam no seu trabalho diário com a dança, e o papel e a importância em processos educacionais. Este trabalho foi realizado com base em nossas vivências diárias e a partir de um levantamento bibliográfico. Observamos que os alunos chegam com um pensamento bastante restrito em relação à dança, ou seja resumido somente aos movimentos corporais. Com uma visão e aprendizado que ele adquire no seu cotidiano, informações essas muito artificiais sobre ritmos, letra de músicas e variações de estilos, não têm o conhecimento de como é importante e trabalhada na escola. Verificamos que no início essa questão não é muito bem aceita. O que se torna um dos desafios entre muito outros que existem e que passa um professor, tendo este que ser criativo para aos poucos vencê-lo.
Palavras-chave: Educação. Corpo. Movimento.
Uma breve história da dança
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram