A célula
[pic]
Pedro Rolo nº21 10ºC
Rui Ribeiro nº25 10ºC
INTRODUÇÃO
Objetivos do trabalho:
Os objetivos deste trabalho experimental relativo à observação de células da epiderme do bolbo da cebola e de células do epitélio lingual são possibilitar a identificação de diferentes estruturas celulares da célula vegetal, verificar que os diferentes corantes atuam de modo, e conhecer a constituição da célula eucariótica vegetal ao MOC diferente sobre as estruturas celulares.
Introdução:
O bolbo da cebola é um caule subterrâneo que apresenta túnicas sobrepostas e carnudas. Cada túnica é uma folha modificada com a forma de escama, vai acumulando aos poucos substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja uma película fina, que pode ser facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme vai ser o nosso objeto de observação microscópica.
O epitélio é um tecido celular existente apenas nos animais, formado por uma ou mais camadas, que limita as superfícies internas e externas do corpo e que pela forma das células se pode distinguir em epitélio cilíndrico ou cubico. O epitélio bucal é, tal como o próprio nome nos diz, o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células alongadas ou arredondadas que apresentam os bordos dobrados devido ao facto de não terem uma parede celular rígida como as células vegetais.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática.