a cultura
Factores no processo de tornar-se humano
As hipóteses de sobrevivências dos seres humanos aumentaram com a capacidade humana de adaptação ao meio. Esta capacidade criou a necessidade de cooperação e coordenação entre os seres humanos, bem como o desenvolvimento de novas capacidades para o fazer, como as capacidades de comunicação através da escrita, pintura, etc.
O ser humano constrói com os outros um mundo inter-humano com habitações, transportes, ferramentas, um mundo construído que –relacionado com o mundo natural – oferece aos humanos suporte e protecção para as suas formas de vida. Os seres humanos organizam sociedades e criam cultura.
Noção de cultura
A cultura conjuga diversos elementos materiais e simbólicos, entre eles as crenças, as teorias, os valores, as artes, os costumes e as leis e normas, que se organizam de forma dinâmica, inter-relacionando-se e mudando. Por exemplo, as crenças, os valores e as normas materializam-se nas produções culturais. Os seres humanos são produtos e produtores da cultura. É a herança social constituída por condutas, ideias, costumes, sentimentos, atitudes e tradições comuns a uma coletividade e transmitidos às gerações seguintes. A influência entre os processos psicológicos e a cultura é mútua, dinâmica e permanente. É a capacidade que o ser humano tem de se adaptar ao meio, e que o distingue dos outros animais.
O homem é um ser bio social
O caso das “crianças selvagens” mostra que o ser humano só consegue completar a sua natureza no convívio com os outros, pois ao tentar reeduca-las, apenas se conseguiram resultados parciais, visto que o desenvolvimento das potencialidades hereditárias ficou atrofiado devido à ausência de estimulação social e humana durante os primeiros tempos de vida
O período de maturação das estruturas biológicas herdadas tinha sido ultrapassado
Cultura
Á medida que as regras de conduta da tradição social começam a exercer influencia no