A Cultura Santar M
• Considerada umas das mais expressivas e antgas, a Cultura
Santarém reúne todos os fragmentos culturais deixados próximos a junção do Rio Tapajós com o Amazonas séculos atrás. • Os artefatos eram produzidos utlizando materiais como sementes, madeiras, algodão, cerâmica, cipós, folhas, entre vários outros. Porém, apenas materiais como a cerâmica resistram a ação do tempo.
Características:
• Os objetos confeccionados possuem característcas marcantes, cheios de formas simbólicas, e nos lembram a arte chinesa antga e o estlo barroco.
• Diferentemente das estatuetas marajoaras, as da cultura Santarém apresentam maior realismo, pois reproduzem mais felmente os seres humanos ou animais que representam. Cerâmica:
A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam ornamentos em relevo com fguras de seres humanos ou animais.
Vasos de Cariátides:
São pequenos vasos simétricos, em forma de taça, com parte superior ligada à inferior por três cariátdes antropomorfas; nas bordas da parte superior estão afxadas outras fgurações.
Vasos de Gargalo:
Apresentam um corpo central - gargalo - e abas, ou asas laterais consttuídas de animais - cabeças de aves ou jacarés, por exemplo, e sobre os quais estão assentados outros animais.
Estatuetas:
Apresentam grandes variedades de formas antropomorfas ou zoomorfas, predominando as primeiras e diferentes modos de confecção. Podem ser: ocas, maciças, ou com partes ocas e partes maciças. Os personagens estão nus e são, na maioria das vezes, do sexo masculino.
• A cerâmica santarena refnadamente decorada com elementos em relevo perdurou até a chegada dos colonizadores portugueses. Mas, por volta do século XVII, os povos que a realizavam foram perdendo suas peculiaridades culturais e sua produção acabou por desaparecer.