A cultura da gare
Trabalho Realizado por: Fábio Rosa
Professor: Mário Louro
Batalha de Waterloo
A Batalha de Waterloo, teve início em 18 de Junho de 1814 em Waterloo, Bélgica e foi um combate decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas e se deu nas proximidades da aldeia belga de Waterloo. Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, entre seu exército de 72 mil homens recrutados às pressas e o exército aliado de 68 mil homens comandados pelo britânico Arthur Wellesley, Duque de Wellington, (com unidades britânicas, neerlandesas, belgas e alemãs), antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano.
Napoleão Bonaparte perdeu a batalha de Waterloo contra a Inglaterra e a Prússia. Assim, as potências européias encerraram o império de Napoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.
Tempo/Espaço: - Após a Batalha de Waterloo em 1815 a Europa seria sacudida por vários movimentos revolucionários que marcaria as primeiras décadas do século. Como consequência o liberalismo expande-se pelo mundo ocidental , na defesa de princípios como a liberdade individual, a igualdade perante a lei e a propriedade privada, entendo ao Estado a preservação destes princípios burgueses. Para tal, o poder político, progressivamente secularizados, funcionaria na base da separação dos poderes e da soberania nacional, garantidas, bem como os direitos do indivíduo, em textos constitucionais. Sob ponto vista económico, o liberalismo abriu as portas ao capitalismo, com a defesa da livre iniciativa, a abolição de monopólios, considerando a livre concorrência como o garante da ordem da justiça e do progresso da sociedade. Nas artes plásticas, propõe uma nova estética, afastada dos cânones racionalistas clássicos, fantasiosa, imaginativa, sentimental, individualista e nacionalista. A descoberta da máquina a vapor por James Watt em 1788, mudaram os sistemas de produção determinando uma transformação na economia