A CORPOREIDADE E O LÚDICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
4323 palavras
18 páginas
A CORPOREIDADE E O LÚDICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEMIldefonso de Souza da Conceição1
Orientadora: Edneia Maria Azevedo Machado2
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir a importância do ato de brincar e do lúdico em geral, como algo facilitador do processo de aprendizagem das crianças. O referencial teórico abordado parte dos estudos sobre autores que escrevem sobre a importância do lúdico no processo de aprendizagem e sobre a necessidade da corporeidade nas escolas. Trata-se de uma investigação com enfoque qualitativo que utilizou como instrumento de coletas de dados a pesquisa bibliográfica.
Palavras-Chave: Lúdico, Corporeidade, Aprendizagem, Brincadeiras.
Introdução
Na atualidade um dos grandes problemas encontrados pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia é conseguir elaborar uma analogia entre a teoria e a prática.
Um estudo com a finalidade de relacionar as teorias dos estudiosos dos processos educacionais que abordam o tema do lúdico como parte fundamental nesse processo é de salutar importância, pois para entender as aplicações futuras das teorias é necessário recorrer ao passado em que elas foram elaboradas analisando suas implicações no momento presente, e nessa linha de pensamento este artigo será gerido a partir de uma pesquisa bibliográfica que tem como finalidade colocar em evidência alguns teóricos que escrevem sobre este assunto, bem como explicitar a importância do mesmo. Nesse período da pesquisa foi analisada a maneira que os teóricos abordam tal tema e a importância que dão para ele, enquanto elemento facilitador para aprendizagem acontecer.
Atividades lúdicas: as contribuições no processo de aprendizagem Ainda na atualidade existem muitas controvérsias quando se aborda a questão da importância do lúdico no processo de ensino, isto porque, muitos educadores sem conseguir se inserir no universo da criança pensam que brincadeiras é uma perca de tempo. Alguns autores afirmam que a escola por natureza é