A copa do mundo
...Menos do Brasil.
A copa do mundo no Brasil trará inúmeros benefícios na infraestrutura do país e milhares de dólares nos cofres públicos e privados. A paixão ao futebol pelo qual o brasileiro é tão conhecido no exterior, pode se tornar um mecanismo para melhor aceitação do povo para execução da copa, ou seja, ele valorizará o glamour do evento em questão, ocultando os reais malefícios e retornos a partir da copa.
Isso pode levar a reflexão de uma situação que ocorreu. Todos brasileiros amantes do futebol, no dia 30 de outubro de 2007, vibraram após a escolha do Brasil como sede copa do mundo de 2007. Esses mesmos que vibraram hoje percebem que suas vibrações podem ter se tornado uma péssima escolha, super faturamentos, atraso na entrega das datas, acidentes de trabalho e mudanças legislativas agora estão presentes em nossa vida após a tão esperada escolha.
A presidente Dilma Russef disse que esta copa será a copa das copas, porém é para ela ou para o povo? De acordo com com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) 50,7% da populace brasileira não é a favor da copa, e os a favor está em torno de 26,1% e 19,7%. E a CNT também afirmou que 75,8% dos entrevistados avaliaram os investimentos da copa desnecessarios, e 13,3% avaliaram esses investimentos pertinentes. Em relação as obras de mobilidade urbana como trens, onubus, 66,6% dos entrevistados julgaram que não ficaram prontas essas obras a tempo, já 27,7% afirmaram que as obras ficariam prontas e outros 5,6% não souberam afirmar.
Como podemos sediar um evento de tal porte se nem mesmo a população apoia o mesmo, na sexta-feira dia 21 de março de 2014, o ator Russell Crowe afirmou: “Melhorem o trânsito para copa! É horroroso”. A opinião externa não se diverge muito da nacional.
Porém como qualquer mega evento ele possue seus prós e contras.
PRÓS:
*Geração de emprego
*Construção, ampliação e remodelação de instalações esportivas
*Construção e ampliação