A contribuição e importância do trabalho femenino na indústria têxtil em caxias-ma no século xix
3241 palavras
13 páginas
Resumo: A preponderância da mão-de-obra feminina das fábricas de tecido dos primórdios da revolução industrial è algo já sabido. Mas mesmo assim, há ainda, algumas questões referentes à história das mulheres operárias que foram pouco tratadas. Questões que nos ajudam a compreender o cotidiano e as relações as quais estavam submetidas dentro da fábrica e como esse processo contribuiu para a formação da identidade dessas operárias caxiense. São indagações que ao serem um pouco mais remexidas, podem nos ajudar a compreender um pouco mais sobre essas mulheres operárias, a contribuição e importância dessa mão-de-obra para a economia local, o significado que o trabalho apresentou para a vida delas, o que a fabrica pensava delas e qual o papel que, essa mesma fabrica, cumpriu no contexto social. Tentamos alargar nossa visão sobre a classe trabalhadora, extrapolando a relação entre as operárias e a fábrica, para chegar ao seu modo de vida, examinando mais de perto as relações sociais que se formam entre elas e a sociedade. Nesse enfoque, o que fizemos foi tentar conhecer mais sobre a “mulher-mãe-operária” tendo em vista que a fábrica Têxtil União Caxiense em seus anos iniciais se constituiu em um espaço social onde mulheres e homens se relacionavam devendo, por isso, serem vistas, também, a partir de uma perspectiva do gênero.
Palavras-chave: Mulher.Trabalho. Família
1. INTRODUÇÃO
A indústria Têxtil em Caxias-MA no século XIX transformou o panorama econômico local, gerando possibilidades profissionais e atraindo as mulheres para o mercado de trabalho. Razão para lembrarmos a importância e a contribuição da participação feminina, sobretudo nos acontecimentos econômicos e sociais da cidade.
A presença da mulher no mercado de trabalho as libertaria do modelo edificado pela sociedade tradicional e machista, que as destinavam à esfera privada: “Esposa-Mãe- dona-de-casa” e lhes daria uma nova identidade. Busca-se mostrar mulheres, que além da labuta cotidiana do