A CONTRIBUI O DE SOCR TES PARA A FILOSOFIA OCIDENTAL
Sócrates foi inovador no método e nos tópicos em que ele abordou. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético.
Seus ensinamentos visavam chegar ao entendimento de conceitos com justiça, amor e virtude, procurando definições gerais para tais ideias.
Ele acreditava que o vício era o resultado da ignorância e que as pessoas não são más por escolha. A virtude vem do conhecimento; aqueles que tem conhecimento têm virtude e, portanto, agem corretamente e as pessoas que não agem eticamente, o fazem por falta de conhecimento.
De acordo com sua teoria, uma pessoa que sabe que algo está errado, não agiria apesar de saber que sua ação não seria correta.
Sócrates acreditava que virtude é igual a conhecimento, então virtude pode ser ensinada.
A maior contribuição de Sócrates para a filosofia se resume em sua frase "Só sei que nada sei" para Sócrates para alcançar o conhecimento você deveria no primeiro momento abandonar o senso comum, e abandonando o senso comum começar a se questionar. O princípio do conhecimento para Sócrates é esse abandono do senso comum, pois na verdade, essa consciência do não saber lhe trará novas ideias.
O presente estudo, com vistas a essas considerações, tem como tema Sócrates e a fundação da filosofia ocidental, destacando a filosofia anterior a ele, a doutrina e o método socrático, ressaltando as contribuições do filósofo à evolução e desenvolvimento da filosofia até os tempos atuais. O seu objetivo é analisar a influência de Sócrates sobre a filosofia ocidental, de seu tempo à atualidade e, especificamente, trata da filosofia antes de Sócrates, a educação e o método socrático, os raciocínios indutivos e a definição do universal, as escolas socráticas e os aportes socráticos à conformação atual da filosofia.