A CONTABILIDADE COMO AUXÍLIO NAS DECISÕES GERENCIAIS
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar que a contabilidade interage diretamente com suas áreas afins como economia, administração financeira e direito. O conhecimento de todas essas áreas é importante para a formação de um profissional versátil. São citadas as áreas que os profissionais contábeis podem atuar, assim como a sua responsabilidade de acordo com o Novo Código Civil diante de todas as possibilidades de atuação, com enfoque na contabilidade gerencial.
Palavras-chaves: Contabilidade Gerencial, Responsabilidade Civil do Contabilista, Evolução do contador e Interação da Contabilidade.
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial é muito abrangente e recebe um fluxo grande de informações de diversas áreas para que o profissional contábil traduza e repasse a um administrador com o intuito de deixá-lo ciente da situação da empresa a fim de que este tome a melhor decisão, visando o futuro e crescimento. O sucesso de uma organização depende de um profissional contábil que saiba interagir com outros setores com objetivo de captar, transformar e traduzir de forma clara todas as informações que circulam dentro e fora da empresa como, por exemplo, a economia e suas políticas econômicas e as finanças que contribuem diretamente com o sucesso da gestão empresarial.
2. CONTABILIDADE
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio das empresas, levantando dados para saber a situação atual da organização. Segundo Iudícibus e Marion (1999, p.61): “O objetivo principal da contabilidade é prover seus usuários de informações úteis para tomada de decisões”.
2.1 Funções do profissional contábil
Entende-se por profissionais contábeis os técnicos em contabilidade e os bacharéis em ciências contábeis que possuem registro no órgão de classe.
Crepaldi, (2004, p. 15) cita algumas das principais áreas de atuação do profissional contábil:
Quadro 01. Principais áreas de