a consulta e o receituário médico
A técnica de preparo de medicamentos homeopáticos foi estabelecida por HAHNEMANN há 200 anos. Na homeopatia o tratamento é direcionado ao indivíduo como um todo e não à doença, a evolução de cada paciente deve ser acompanhada de perto para que, a qualquer momento, se faça alguma adaptação necessária. Muitos pacientes buscam a Homeopatia por insucessos no seu tratamento habitual de um quadro crônico que não evolui de forma favorável. Mas, além de tratar estes quadros crônicos, a Homeopatia também possui uma grande variedade de medicamentos que podem tratar ou, pelo menos, auxiliar na boa evolução de seu quadro agudo.
O medicamento homeopático é receitado após uma consulta médica específica. Sendo assim, ele é único, para aquele quadro e para aquele momento (o simillimum). Assim, o medicamento precisa ser manipulado por profissional farmacêutico habilitado a fabricá-lo, estocá-lo e dispensá-lo de forma adequada e que esteja apto a prestar os esclarecimentos necessários.
LUIS
Uma vez que os medicamentos homeopáticos são preparados principalmente a partir de substâncias vegetais, animais e minerais infinitesimalmente diluídos em soluções hidroalcoólicas, é esperado que haja muita controvérsia sobre sua eficácia e mecanismo de ação. Existem hipóteses para explicar o fenômeno homeopático e modelos para o mecanismo de ação do medicamento dinamizado.
A primeira palavra consiste na detecção do problema, sua natureza seguida da formulação de hipóteses/e ou pressupostos. Em seguida, iremos empregar a técnica de pesquisa (qualitativa e/ou quantitativa) que melhor se adapte às questões formuladas, com o objetivo de ajudar a esclarecer e ampliar conhecimentos sobre o tema.
ANA LUIZA
A consulta homeopática difere em vários aspectos da consulta tradicional, pois ao médico homeopata interessa além dos sintomas comuns a todas as doenças, também os sintomas peculiares de cada doente, ou seja, o que o individualiza. Por isso se diz que a homeopatia trata o doente e