A construção das políticas sociais no brasil
O surgimento das políticas sociais no Brasil foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, tendo sua origem no capitalismo destinando-se, prioriamente, à classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo estado e se mantém subordinada à política econômica.
As políticas sociais no Brasil enfatizam a reforma constitucional e aborda os aspectos relevantes da constituição de 1988. E apresenta também conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, além de expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Foi estabelecido um conjunto de direitos sociais como resultados de um longo e conflituoso processo de mobilizações sociais e políticas que marcaram os anos de 1970 e 1980. Nessa trajetória, buscou-se ampliar o envolvimento dos atores sociais nos processos de decisão e implementação das políticas sociais, respondendo as demandas em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro.
Desenvolvimento
As políticas sociais se definem como linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em leis. E através dessas políticas são distribuídos e redistribuídos os bens e serviços sociais, embora as políticas públicas sejam responsabilidade do estado, não significa que cabe unicamente o Estado tomar as decisões.
As políticas públicas são aqui entendidas como a ação do estado, porém não podem ser reduzidas as políticas estatais, uma vez que há a participação e o envolvimento de diferentes atores sociais na sua formulação e na sua implementação, os direitos coletivos.
Depois do surgimento do capitalismo surge a política social, construída através das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções no século XIX. A política foi então entendida como estratégica de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi