A CONCEPÇÃO MARXISTA DE IDEOLOGIA
Os homens não compreendem que eles são os produtores de sua realidade porque a idéia é tida como anterior às relações sociais. É nesse sentido que o Estado aparece como a realização do interesse geral, mas na verdade defende o interesse de uma classe dominante, e em vez de aparecer como poder social unificado, aparece como poder independente, desligado dos homens.
A ideologia consiste na alienação e na suposição de que idéias existem por si, como, por exemplo, a idéia de liberdade de igual direito de escolha. O fato é que as relações sociais são idealizadas e controladas em proveito de alguns, isto é, em proveito daqueles que são favorecidos pelo próprio modo de organização do sistema de relações sociais.
O direito é uma forma de ideologia, e se torna uma ciência jurídica.. Igualdade e liberdade são direitos estabelecidos por nossa Organização social,mas o que vemos na nossa sociedade é que o individuo de classes menos favorecidas não tem o igual direito, igual liberdade.Há muitos problemas para se resolver como analfabetismo ,a falta de qualidade na saúde publica ,falta de boas escolas publicas ,a maioria da população recebe um salário baixíssimo,entre outros.Essa classe não tem condições econômicas de pagar por um hospital privado,uma escola particular,pagar por remédios ,e não têm uma igualdade política .
A ideologia também é o que provoca a alienação. O trabalhador só aprende que deve trabalhar para receber o salário e viver, pois esta é a percepção que