a comunicação e pesquisa em enfermagem
Devido à complexidade do tema, a comunicação é um tema muito estudado na enfermagem, a importância que tem na qualidade assistencial de enfermagem e por se relacionar direta ou indiretamente a todas as ações cuidativas de enfermeiro.
Nos cursos de pós-graduação do Brasil existem linhas de pesquisa e disciplinas referentes à Comunicação em enfermagem, onde várias dissertações de mestrado e teses de doutorado são desenvolvidas sobre este tema
Existem muitos artigos publicados, linhas de pesquisas e disciplinas referentes à comunicação na enfermagem. A comunicação em enfermagem é o motivo de encontro num Simpósio que acontece na cidade de Rio Preto (SP) desde 1988, onde são divulgadas as mais recentes pesquisas sobre esse tema.
Esse tema gera uma infinidade de estudo.
A comunicação e o Ensino de Enfermagem
Wanda de Aguiar Horta propôs que o ensino da Comunicação em enfermagem como instrumento básico fizesse parte da maioria dos currículos de enfermagem no Brasil desde 1970.
Inúmeras estratégias de ensino tem sido utilizada para ajudar a desenvolver no estudante de enfermagem essa habilidade, enfocada direta ou indiretamente desde do primeiro período de graduação.
Comunicação como instrumento básico: da orientação de pacientes com qualquer tipo de patologia, nas orientações à saúde, no estabelecimento de relações interpessoais e de ajuda, ou na administração da assistência de enfermagem.
Para desenvolver uma atividade é preciso experimenta-la, só assim o aluno terá o poderá vivenciar, aprimorar e incorporar o que aprendeu na teoria.
Estudos sobre a comunicação não-verbal entre os enfermeiros mostram que os enfermeiros possuem pouco conhecimento de comunicação não-verbal e paraverbal, mas com esforço e estudo os enfermeiros podem aprimoram-se na habilidade de comunicar-se com o paciente
Esta habilidade pode desenvolver-se durante toda a nossa vida, inclusive na profissional.
Considerações finais
Constatamos que