A COMUNICA O FORMAL E A INFORMAL
Os hábitos e as atitudes dos seres humanos comunicam muito mais do que a língua falada, mas essa comunicação varia de cultura para cultura, pois o que pode ser um comportamento normal para uma determinada cultura, para outra pode não ser.
Quando nos comunicamos emitimos um estímulo que será reforçado positiva ou negativamente dependendo do entendimento da mensagem que tentamos transmitir, pois quando a comunicação é mal feita podem ocorrer ruídos durante a comunicação e podem causar grandes danos ao processo de comunicação, é aí que surgem os mal- entendidos. Dentro das várias formas de comunicação citadas até o momento, não podemos deixar de citar um dos mais importantes, que é, saber escutar, pois quando escutamos com atenção interpretamos o que estamos ouvindo, e isso é tão importante quanto saber se expressar, pois saber a hora mais apropriada para fazer perguntas e dar respostas é extremamente fundamental para o processo de comunicação. Parece natural, mas escutar requer dedicação, paciência e muito treinamento. U m dos exemplos mais práticos é que a comunicação tornou-se nos dias de hoje, estratégia na maioria das empresas modernas, mas em poucas delas os chefes estão dispostos a ouvir seus funcionários.
Através da percepção é quem denomina a empatia, pois a primeira imagem é a que normalmente fica, por isso a percepção é um fator determinante no processo de comunicação, pois geralmente nesse caso a comunicação ocorre mesmo antes de qualquer palavra ser pronunciada. Só será possível conhecer as diferenças alheias quando estivermos conscientes das nossas próprias diferenças, e isso depende de como nos percebemos e percebemos os outros. Pois foi através da comunicação que aprendemos a viver em sociedade. ações, pensamentos, valores. Tudo isso foi formado através da comunicação. A comunicação é uma necessidade tão básica que às vezes perdemos consciência que nos comunicamos.
A COMUNICAÇÃO ESCRITA
Pessoas com diferentes classes