A Colonização Espanhola no México
a. Civilização Olmeca: (Povo de Borracha) Resultado do aumento da produção de cerâmica no México em cerca de 2200 a.C. Foi a primeira civilização com uma certa hierarquia de poder. O sucesso dessa civilização influenciou o México com seus templos, religião, escrita e matemática, além do sistema de cidades suprindo a necessidade de uma capital. Declínio em torno de 300 a.C. por motivos não conhecidos
b. Civilização Teotihuacan: (Cidade dos deuses) Resultado do vazio deixado no México após o declínio dos Olmecas. Introduziu uma nova ordem política e econômica no México, e criou uma área de influência que se estendia até a América Central. A Capital era extremamente populosa e continha representantes de toda área de influência da civilização. Sua organização política e econômica influenciou a sociedade maia. Sua influência durou por alguns séculos após seu declínio em 600 a.C.
c. Civilização Maia: (mae) Várias cidades-estados. Contemporânea aos Teotihucans, e muito influenciados por eles, os maias nunca obtiveram tamanha complexidade política, porém desenvolveram grandes avanços na área da astronomia, matemática e da escrita.
d. Civilização Tolteca: (Mestres Construtores) Resultantes, também, do vazio deixado pelo declínio das civilizações anteriores. Criou zonas de influências que iam do Novo México à América Central. Após o seu declínio em torno de 1400, os mexica oriundos do norte aumentam sua influência no Vale do México e tornam-se os governantes do México.
2- A Civilização Asteca (Umbigo da Lua)
a. Império Asteca concentrado na capital, Tenochtitlán. Da capital, o Imperador controlava indiretamente as outras comunidades do México Central
b. Mais de 15 milhões de habitantes no México central em 1500. Diversas etnias e idiomas. Algo em torno de 500 cidades
c. Astecas sob o comando do imperador Montezuma II. Topo da hierarquia
d. Sistema tributário hierárquico tornava possível o