A climatologia: área de estudo campus da Ufma
Sumário
1. INTRODUÇÃO
As cidades são sistemas complexos, abertos a fluxos de energia e massa, caracterizados por um continuo processo de mudança (DOUGLAS, 1983; LAWRENCE, 2003; UEMRI, Internet; CCE, 2004). Lawrence (2003) protege um enfoque unido, no domínio da ecologia humana, deliberada, por este autor, como estudo das interações dinâmicas entre as populações e as características físicas, bióticas, sociais e culturais do seu ambiente.
Este trabalho tem como objetivo estudo qualitativo de aferição da temperatura, umidade e velocidade do vento, na UFMA na cidade de São Luis do Maranhão. Na qual foram estabelecido sete locais no interior da universidade com aparelhos portáteis, indo a campo, com referências das coordenadas UTM’s e pesquisa bibliográficas para fundamentar este estudo. Sendo realizado por sete grupos na qual foram marcados sete pontos diferentes por todos os grupos no interior da instituição em intervalos de quinze minutos entre os pontos.
Neste relatório, dispondo de uma breve apresentação, observações sobre o assunto e a resolução dos estudos, citando também as obras bibliográficas utilizadas na elaboração deste trabalho e por fim gráficos, tabela de média e fotos dos pontos estudados.
2. REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES
A dinâmica dos trabalhos se deu com apresentação dos equipamentos que foram utilizados, uso e manuseio dos mesmo que são: a bússola já conhecida por todos e usa para indicar a direção do vento com auxilio da turbina eólica e sendo definida a direção nordeste até o fim das aferições,o GPS sendo utilizado nos ponto de referências em UTM´s onde o professor nós passava as coordenadas, o aparelho termo anemômetro que tem por função medir a temperatura e velocidade dos ventos em Km/h (para esta pesquisa somente a velocidade do vento será adotada) e o termo higrômetro digital tendo as seguintes funções: aferir a temperatura (sendo considerada deste aparelho), aferir a