A classe dos verbos
Introdução
Conjugar verbos é algo que faz parte da vida de qualquer indivíduo, alfabetizado ou não; no entanto, poucas pessoas se dão conta de que há nesse processo uma organização interna, um verdadeiro sistema, de que trataremos a seguir.
Os verbos desempenham uma função vital em qualquer língua, e no português não seria diferente. É em torno deles que se organizam as orações e os períodos, consequentemente é em torno deles que se estrutura o pensamento.
Neste trabalho dedicamos o estudo da classe gramatical dos verbos, vamos concentrar nossa atenção nos paradigmas de conjugação, cujo conhecimento é indispensável à produção de textos representativos da modalidade culta do português.
Trabalho de investigação de língua portuguesa
1
A classe dos Verbos
Conceito de Verbo
Verbo é a palavra que varia em número, pessoa, modo, tempo e voz. Pode indicar acção
(fazer, copiar, etc.), estado (ser, ficar, etc.), fenômeno natural (chover, anoitecer, etc), ocorrência
(acontecer, suceder, etc.), desejo (aspirar, almejar, etc.) e outros processos.
Verbo significa, originariamente, "palavra". Esse significado pode ser notado em expressões como "abrir o verbo" ou "deitar o verbo", utilizadas pelos brasileiros para indicar o uso abundante e desimpedido das palavras. E comunicação verbal significa comunicação por palavras.
Os verbos receberam esse nome justamente porque, devido a sua importância na língua, foram considerados as palavras por excelência pelos gramáticos.
Numa definição mais resumida, temos que, o verbo é uma palavra variável que indica acção, estado ou fenômeno.
Trabalho de investigação de língua portuguesa
2
A classe dos Verbos
Estrutura das formas verbais
Há três tipos de morfemas que participam da estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.
a) Radical - é o elemento mórfico que concentra o significado essencial do verbo. Para obter o radical de um verbo, basta