agua viva
Tamanho •de poucos milímetros a 2,4 metros de diâmetro (sem contar os tentáculos).
Alimentação • plâncton, pequenos crustáceos e peixes.
Tempo de vida • até 5 anos.
Onde vive • em todos os oceanos.
650 milhões de anos, possui o corpo formado por uma espécie de gelatina, possui tentáculos cnidários (são um filo de animaisaquáticos)
98% do corpo é agua 2,5 centímetros até mesmo animais que chegam a dois metros de comprimento.
Curiosidades:
Se elas encalharem na praia, naturalmente irá evaporar como água normal.
Não possuem órgãos, ossos nem cérebro, somente nervos em forma de feixes radiais que controlam os tentáculos e que servem também para a percepção da luz, detectar presenças e sentir cheiro e se orientar.
Reprodução:
Quando da época de reprodução, o macho liberta seu esperma na água pelo orifício e este por sua vez vai nadando até o orifício de reprodução feminino, para que haja a fertilização. De uma só vez, dezenas de larvas de água viva podem ser concebidas.
A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais. As águas-vivas menores também se alimentam de algas e outros plânctons minúsculos, chamados zooplânctons, através de infiltração. As águas-vivas maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes
O corpo das águas-vivas e mais abundantemente os tentáculos são cobertos por células chamadas cnidócitos, que abrigam nematocistos, que possuem os filamentos urticantes. Quando uma água-viva encontra outro objeto, uma estrutura de disparo no exterior do cnidócito, um “gatilho” denominado cnidocílio, everte o nematocito e nesta estrutura injeta o veneno. As estruturas das células urticantes atingem a vítima displicente como pequenos dardos, disparando veneno. O veneno é uma neurotoxinadesenvolvida para paralisar a presa da água-viva. Embora uma água-viva possa matar um animal aquático pequeno, sua fisgada normalmente não é fatal aos humanos.
Como tratar uma queimadura de água viva