A ciencia geografica
Definir o que é geografia não é uma tarefa fácil, problema que também é comum a outras ciências sociais. A geografia é uma importante ciência que nos ajuda a entender nosso planeta, estudar a terra e as relações entre está e o homem (sociedade) para compreendermos como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço. A geografia tem um padrão, ou seja, um modelo a ser seguido, para compreendê-la é preciso passar por um processo de aprendizagem e conhecimento espacial organizado nos dados pela ciência geográfica. Ela é como uma fotografia (recorte) do ESPAÇO GEOGRÁFICO sem movimento. Em termos científicos há uma imensa controvérsia sobre o conceito de geografia, isto se baseia na indefinição do objetivo da ciência, ou melhor, nas múltiplas definições que lhe são atribuídas. Desse modo o que é Geografia? Podemos conceituar de inúmeras maneiras, mas, sobretudo temos que ter em mente que a Geografia nasce com o ser humano na perspectiva de sobrevivência, se há vida há geografia. O homem da pré-história tinha noção acerca do pensamento geográfico; como por exemplo: quando plantar, a hora certa da colheita, as técnicas de utilizar o solo. Assim:
Antes, não se compreendia que os elementos informativos são o conhecimento bruto, constituem material para a ciência, mas não são a ciência. A acumulação informativa, que forjava eruditos, não levava a nada, em si mesma. Havia essencial diferença entre a extensão do conhecimento e a sua profundidade. (SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução a geografia, Petrópolis, 1976, p. 7)
Percebemos que a geografia é compreendida por elementos palpáveis e não palpáveis, ou seja, por conhecimentos não e tão superiores a quantidade de elementos informativos, mas sim a qualidade coincidindo assim nessa extinção sobre a geografia, concluindo a mesma percebemos nessa definição que a geografia é tempo e espaço baseada na vida em uma produção de informações de conhecimentos. Concluindo o que é a geografia