A Causa E Efeito Na Sustentabilidade 1
A causa e efeito na sustentabilidade
A relação do homem com o meio ambiente pode ser descrita por uma longa cronologia histórica, da qual intensifica a depedência do mesmo com a natureza. Neste pano de fundo, a tamanha evolução industrial dada no século XIX e apontada até os dias de hoje, gerou, além do triunfo financeiro, o aumento dos níveis de poluição. Diante desta perspectiva, a sociedade empresarial capitalista busca através de medidas sustentáveis, controlar a degradação ambiental, sem afetar a economia.
A introdução dos ideiais sustentáveis no ramo empresarial brasileiro deu-se com o Business Council for Sustainable Development (BCSD), um conselho que visava justamente à conceituação da sustentabilidade nas empresas. Mais tarde, tal conselho se uniu com outra organização de mesma finalidade, gerando World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que cresceu rapidamente agregando cerca de 150 corporações espalhadas por 30 países. Ainda criado pela WBCSD, nasceu em 1997, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), que buscava incorporar o paradigma sustentável, repassando conhecimentos de práticas ambientais adotados por empresas de grande porte.
A atuação do CEBDS volta-se na implantação de ecoeficiências e responsabilidades sociais corporativas; ao intercâmbio de informações em práticas sustentáveis; à comunicação entre empresários, ONGs; definição de medidas ambientais; entre outros. O Conselho também faz parte a Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21, realizando suas ações de forma permanente, por meio de câmaras técnicas; e periódicas em Fóruns Itinerantes de Responsabilidade Social Corporativa.
A preocupação ambiental dirigiu-se a justa causa de dependência pelos finitos recursos providos pela natureza, uma vez que sua demanda é cada vez maior. Logo, a gestão ambiental torna-se cada vez mais importante para o controle e prática