Mapas de riscos
Cores na sinalização de segurança – Mais uma ferramenta para diminuir os acidentes no ambiente de trabalho.
INTRODUÇÃO:
Na NR-26 está claro que devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Na mesma norma estão definidas as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
A norma não diz, mas quem atua na prevenção sabe ou deveria saber, é que o uso das cores em muitos casos é essencial por permitir a rápida identificação, por exemplo, de determinados produtos químicos em tubulações possibilitando assim reações em tempo hábil diante de emergências ou ainda que a utilização das cores é uma forma bastante eficaz de trabalhar com grupos de trabalhadores com dificuldades para leitura, sendo a identificação e compreensão da situação quase imediata nestes casos.
Usar cores como meio para prevenção deve ser algo criterioso. O uso sem critérios pode criar mais confusão do que prevenção. Além disso, deve haver preocupação e cuidados com as questões da fadiga visual ou outras situações que causem desconforto ou confusão aos trabalhadores.
Adaptado do texto de Cosmo Palasio de Moraes Jr., publicado na Revista Proteção.
Fonte: http://bioaseg.blogspot.com.br/
TAREFA:
1. Considerando o último parágrafo do texto, que alerta para os critérios na sinalização, pergunta-se quando no meio ambiente de trabalho mais de um tipo de agente oferecer risco de igual gravidade (grande, médio ou pequeno) como devemos representá-lo? Explique e represente graficamente.
2. Um mapa de riscos consiste na representação gráfica dos riscos à saúde identificados em cada um dos diversos locais de trabalho de uma empresa. A ilustração anterior apresenta o mapa de uma empresa de couro, analise os