A Car Commodities
Acadêmicos: flavio
Ciclo da Açúcar
A cana-de-açúcar foi o produto de maior sucesso comercial do Brasil colonial.
Entre 1570 e 1670, o Brasil tornou-se no maior produtor de açúcar mundial, devido a qualidade do solo e do clima que propiciaram, desde cedo, esta cultura.
Os holandeses, que aprenderam todo o ciclo do açúcar durante a sua estadia no
Brasil, instalaram-se nas Antilhas e, pouco depois, ingleses, franceses e espanhóis aprendiam a técnica da produção do açúcar e entravam no circuito comercial. Por sua vez, a generalização do consumo do açúcar na Europa, que incentivava o aumento da produção, fez cair drasticamente os preços.
Ciclo da Açúcar
O declínio do comércio do açúcar no século XVIII deveu-se, não só à queda dos preços do açúcar no mercado mundial, como à exploração do ouro entre 1735 e 1766, em Minas Gerais, que acabou por desviar capitais e mão de obra.
Hoje em dia, a produção açucareira é ainda um importante pilar da economia brasileira, embora a produção seja destinada, na sua maioria para a produção de álcool e combustíveis.
Comercialização
A maioria dos países produtores de açúcar, inclusive os Estados Unidos e os países da União Européia, protege seu mercado interno de açúcar da concorrência estrangeira estabelecendo políticas governamentais e regulamentos que afetam a produção, inclusive com quotas, restrições de importação e exportação, subsídios, tarifas e impostos alfandegários. Como resultado de tais políticas, os preços domésticos do açúcar variam bastante de um país para o outro.
O contrato futuro de açúcar negociado na Bolsa de Mercadorias de Nova Iorque
(ICE) é utilizado como referência primária dos preços não-controlados do açúcar bruto no mundo. Outro preço de referência é o açúcar refinado negociado na
Bolsa de Mercadorias de Londres (LIFFE).
Os preços do açúcar no Brasil são formados de acordo com os princípios do livre mercado, sendo que o principal indicador brasileiro de açúcar é o