A Capoeira
1. Introdução 5
2. Multiculturalismo 6
3. Capoeira. 7
3.1 A Globalização da Capoeira 10
3.2 O Aprendizado 11
3.3 Os Mestres e as Diversas Vertentes 11
3.4 O Ritual das Rodas 13
3.5 Os Instrumentos 13
3.6 As Cidades da Capoeira 13
4. Resumo 15
5. Conclusão 16
6. Bibliografia 17
1. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho apresentamos o seguinte tema: Capoeira No século XIX os negros usavam a capoeira como uma diversão a dança e também para se defenderem. A capoeira hoje é praticada por muitos no Brasil, num ambiente ordeiro, disciplinar e saudável. Se os participantes estão com uma excelente forma física em bom estado mental. A capoeira é um exercício físico, que une agilidade, força, flexibilidade e equilíbrio. Num jogo que é quase uma dança.
2. MULTICULTURALISMO
Multiculturalismo ou pluralismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas. Multiculturalismo deixa de ter seu caráter sócio-político e passam a ter um caráter humano, quando você individuo pensante, dotado de razão, inteligente, web-conectado, escutam uma música de um país distante.. Que você nunca ouviu falar nem o nome do tal país e sente, pensa, reage, classifica, nutre bons sentimentos, e diz: Está é uma boa música!
3. CAPOEIRA
A capoeira é uma arte multidimensional, o que significa dizer que é ao mesmo tempo dança, luta, jogo e música. Estes múltiplos aspectos se desenvolvem na roda, um ritual criado pelos capoeiristas que encena, por intermédio da performance corporal e rítmica, o movimento da grande roda do mundo.
É comum associar a capoeira ao seu significado na língua tupi: mato-ralo. Um dos mitos de origem narra que o nome do jogo veio deste lugar para onde os escravos fugiam para praticar a luta, uma clareira onde existisse uma “capoeira”. Para muitos, este seria o local onde também surpreendiam seus perseguidores, os