A beleza de Cristo e o car ter Crist o
Deus nos criou a sua imagem e semelhança para sermos Sua expressão aqui na Terra e para sermos seus representantes legais, para suprir uma lacuna que ficou entre Ele e a Terra, por causa da queda de Lúcifer, e também para sermos a noiva de Cristo, para completá-Lo, pois necessitava de comunhão conosco, pois precisamos ser íntimos em seu amor, e quando perdemos este propósito a vida se torna vazia e vagante.
Deus criou Adão para Governar e dominar a Terra, e criou o Jardim como foco de luz em meio às trevas, esse era responsável por guardar o Éden, que representava o quartel general de Deus na Terra, ele deveria guardar o jardim do diabo, pois o mal estava na Terra, também era sua responsabilidade expandir os seus domínios e o reino por toda Terra. Aconteceu que o Éden foi invadido pelas trevas, pois Adão falhou em sua missão, e então a serpente tentou a Eva.
O Propósito de criação do homem, é: expressar a imagem e semelhança de Deus, representar a Deus, complementar a Deus, ter comunhão com Deus, guardar o Éden, se sujeitar a terra e dominar sobre toda a criação.
O autor relata que aconteceram três quedas. A primeira foi quando o diabo se apoderou da Terra. A segunda foi a queda do homem e o propósito de Deus foi frustrado. A terceira tanto o homem quanto os anjos caíram. As consequências e que a morte para o homem vem cada época mais rápido, os cardos e abrolhos, os pecados e a violência todas essas coisas tem maltratado o mundo mais e mais.
Além do dilúvio, o homem se tornaria carnívoro, os animais estranhariam uns aos outros e a chuva cairia sobre a terra com regularidade. Isso fez com que o homem mudasse, bem como seu tipo de vida foi mudado, a forma e a maneira de criação, como “se fossem colocados remendos”, numa forma de tentar remendar aquilo que o homem havia estragado. Como consequência da queda, o Espírito de Deus que estava em Adão adormeceu, passando a sua vida a ser regida por sua própria força e vontade, passando a ser escravo