A barra de ferramentas
Faculdade Anhanguera de Campinas
Curso Sistema de Informação 1º Semestre
Vitor Henrique B. Martino RA: 8058793580
ATPS - Organização de Computadores
ETAPA 2 – PASSO 3 (Aluno)
Professor: Luiz Silva
Campinas
2014
1. Tipos de memória de acesso aleatório e tipos de memória para armazenamento de dados.
1.1 - Tipos de memória de acesso aleatório
Foi lá atrás na década de 50 que surgiram as primeiras ideias para criar uma memoria de acesso aleatório. Apesar disso, vamos começar esse assunto em 1966, ano que foi criada a primeira memória DRAM.
DRAM ou Memoria de Acesso Aleatório Dinâmico, é o padrão de memoria que é utilizado até hoje, nesse padrão existem varias categorias que vou mencionar a seguir.
DIP é uma memoria que vinha embutida na placa-mãe e servia para auxiliar o processador e armazenar um pouco de dados.
SIMM, chegou na época em que os PCs se popularizaram, ela não vinha embutida na placa mãe e era muito utilizada nos Videogames da época como o ATARI.
FPM tinha o diferencial que era a possibilidade de ler múltiplos dados em uma linha.
EDO chegou em 1995, essa tecnologia era quase idêntica à FPM a única diferença era que tinha o desempenho um pouco melhor.
DIMM chegou para desbancar o padrão SIMM, ela possibilitava que o fabricante instalasse chips de memoria nos dois lados do pente, o que aumentava demais a quantidade de memoria total de uma só vez, aumentando o desempenho na transmissão de dados de 32 para 64 bits.
SDRAM, com a evolução das DIMMs as SDRAM foram adotadas como padrão deixando pra trás as DRAM. A SDRAM funciona em sincronia com o barramento do sistema. Com isso ela funcionava em conjunto com os demais dispositivos aumentando muito o desempenho.
Depois de muitos padrões e tecnologias, finalmente chegamos aos tipos presentes nos PCs atuais, os tipos DDR ou DUPLA TAXA DE TRANSFERENCIA. A tecnologia DDR nada mais é do que dobrar a frequência da