A Barb Rie Esta Presente Nas Rela Es Pessoais Desde As Sociedades Mais Antigas
Atualmente o Brasil vivencia uma onda de justiciamentos, acarretada pela falta de credibilidade nos serviços públicos. Dessa maneira, a população passou a acreditar que a solução para a falta de segurança, é fazer justiça com as próprias mãos. No Aterro do Flamengo um jovem de quinze anos foi preso ao poste por ‘’justiceiros’’, que o viu roubando na região. Também no Rio, na Baixada Fluminense, um jovem foi morto após roubar uma moto. Em ambos os casos não houve comoção da sociedade. Ao contrário, nas redes sociais mais da metade dos internautas defendem essas atitudes, o que prova a instauração da barbárie.
A epidemia de linchamentos é motivada pelo sentimento de impunidade da população, acostumada em assistir injustiças e falta de cumprimento das leis. A estrutura de organização da comunidade esta banalizando a violência, tornando a algo comum e aceitável entre as relações pessoais.
O país vive um processo de ruptura social grave e incompreensível, na qual à lei dos mais fortes passou a ser respeitada e o Estado deixou de ter credibilidade. As pessoas sentem-se impotentes diante da violência e incrédulas com as instituições. Em vista disso, encontrou segurança e justiça nas ações dos justiceiros.
Prosseguir com a Barbárie levara a população a um patamar de violência letal. Soluções como a aplicação das leis já existentes, o aumento de policiamento nas ruas e uma maior preocupação com os atos ilícitos pode modificar as atitudes