A avon e a mulher
A relação da Avon com as mulheres começa com a história de um vendedor visionário chamado David McConnell. Por causa de sua iniciativa – abrindo espaço para uma mulher, Florence Albee, trabalhar ao seu lado – hoje milhares de mulheres exercem uma atividade comercial lucrativa e conquistam cada vez mais sua independência financeira.
A explicação para esse sucesso é o respeito pelos valores femininos, que ele desde sempre soube traduzir na forma de uma empresa de sucesso, há mais de 120 anos.
"Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres, no mundo todo” é a filosofia ensinada por McConnell e que há mais de um século direciona todas as ações da Avon perante funcionárias, revendedoras e consumidores.
Mais do que simplesmente um meio de ganhar dinheiro, o sistema oferecido pela Avon revolucionou a sociedade. Em 1886, época em que as mulheres exerciam apenas a função de dona-de-casa e o voto ainda era proibido para elas – direito adquirido 34 anos mais tarde –, nos Estados Unidos, graças aos produtos Avon, a mulher já começava conquistar a tão sonhada independência financeira. O sucesso das vendas foi tão surpreendente que abriu novos horizontes mostrando à sociedade o poder feminino no mercado de trabalho, na família e na comunidade.
Em 1958, quando a Avon chegou ao Brasil, deu às donas de casa e jovens que não exerciam uma atividade fora de casa, ou não eram reconhecidas em seus trabalhos, a chance de ser tornar uma Revendedora autônoma de produtos.
Valorizar a mulher é a filosofia da empresa desde o início. Atualmente, a Avon é a companhia que mais possui mulheres em seus quadros. No Brasil, 60% dos funcionários são mulheres.
Para demonstrar a relação sólida que a Avon construiu com as mulheres ao longo do tempo, em 2003, a empresa criou o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br), cujas ações extrapolam o universo feminino e mobilizam toda a sociedade em centenas de