A avaliação da aprendizagem e sua influência na aula
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ALUNO: FÁBIO CESAR JANOTTI
ATIVIDADE: Elaborar um ato educativo com base nos conceitos, princípios e propósitos da avaliação da aprendizagem, tipos e modalidades de avaliação e técnicas e instrumentos de avaliação. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NA AULA
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido.
Porém, o que se observa na prática, na maior parte das escolas, é a utilização desviada da ferramenta avaliativa tornando-a apenas instrumento de medição do conhecimento, baseada em padrões de aprendizado, para ao final o aluno seja então aprovado ou reprovado. A avaliação torna-se apenas aferição, verificação.
Quando um aluno não atinge nota suficiente para ser aprovado, o que ocorre na prática é o simples lançamento desta nota nos diários de classe ou sistemas informatizados, creditando ao aluno a total responsabilidade pelo insucesso ou, no máximo, se dá uma nova oportunidade ao aluno para fazer uma nova avaliação e tentar atingir a nota mínima.
Não que pedir para o aluno que estude para uma nova avaliação não sirva como instrumento de ensino, porém, não considera em momento algum as particularidades de cada aluno e muito menos se utiliza a avaliação como ferramenta que vai retroalimentar o processo ensino-aprendizagem com informações relevantes para o professor conduzir o processo educativo.
Uma terceira opção possível de utilização dos resultados da aprendizagem é a mais rara na escola, pois exige que estejamos, em nossa ação docente, polarizados pela aprendizagem e desenvolvimento do educando; a efetiva aprendizagem seria o centro de todas as atividades do educador. Contudo, esta