A AUDITORIA AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL
Luis Alberto Aramayo Cruz
RESUMO
A auditoria ambiental que por definição: é “Ferramenta de orientação gerencial, que permite aos dirigentes de uma área ou de toda a organização, identificar os pontos fortes e fracos de uma determinada atividade, quando sistematicamente comparada a um padrão consagrado como referencial”, obedece às normas ISO 14000 que estabelecem diretrizes para a implementação de um sistema de gestão ambiental.
A auditoria ambiental se constitui em ferramenta importante da gestão ambiental, a partir do momento em que a relação da empresa com o meio em que atua mudou, passando o meio-ambiente a ser compreendido, não mais como algo externo à empresa e seus objetivos, mais sim como algo integrante da própria empresa, um “bem escasso”. Administrá-lo eficientemente constitui-se portanto em vantagem competitiva e garantia de permanência no mercado.
PALAVRAS CHAVE: Auditoria Ambiental, Gestão Ambiental
1. INTRODUÇÃO
Vive-se hoje num mundo globalizado onde a cada dia, clientes e consumidores se tornam mais exigentes. Este fato trouxe a necessidade de maior transparência no mercado. Mudanças no sistema de gestão são necessárias para poder atender a esta nova realidade. Os agentes responsáveis por estas mudanças (diretores, gerentes, líderes, etc.) sabem que decisões inadequadas significam perder dinheiro e conseqüentemente competitividade. Verifica-se, aqui, a necessidade de ferramentas de gestão confiáveis que possam inclusive ser utilizadas para resolver problemas atuais vinculados a soluções para o futuro e assegurar a sobrevivência da empresa.
Segundo Porter, apud de Jesus (2000; p. 18) “A Gestão Ambiental vem se tornando um “plus” na competitividade” e Porter “desfaz a crença no conflito entre ecologia e economia pela qual a sociedade se beneficia com melhor qualidade do meio ambiente, mas a conta é paga pelas indústrias com a elevação de seus custos