A atuação do assistente social na implementação de projetos e parcerias junto a organizações empresariais no centro comunitário da pituba
*Albeluiz Sampaio
Resumo
O presente artigo apresenta a importância da intervenção dos Centros Comunitários na vida dos beneficiários através de parcerias, num processo sistêmico e gerador de recursos e mudanças. A determinação do tema apresentado foi baseada nos problemas vivenciados pelas comunidades. Atualmente podemos observar que existem projetos sociais que visam o crescimento profissional do individuo. Porém, não há um encaminhamento para o mercado de trabalho por falta de parcerias, isto é, com a ajuda de membros da sociedade que de forma voluntária oferecem recursos financeiros, materiais e humanos inserindo, desta forma esse individuo ao mercado de trabalho. A sociedade encontra-se carente de projetos sociais que visem o crescimento profissional do indivíduo.
Palavras-chave: Sociedade, Comunidades, Mercado de trabalho.
Introdução
O trabalho tem como objetivo geral diagnosticar a necessidade do encaminhamento dos beneficiários do Centro Comunitário da Pituba ao mercado de trabalho e contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos o exercício pleno dos seus direitos de cidadania, reforçando a sua capacidade de integração e participação social.
Com a reforma do Estado no neoliberalismo, o terceiro setor com a ajuda do setor privado começou a intervir nas questões sociais através de inúmeras associações, que se fortalecem através pelo seu papel filantrópico, partindo do princípio que as ações sociais nascem da decisão individual de um possuidor de bens e recursos financeiros, visando fazer a diferença na vida de uma pessoa.
Em 09 de junho de 1960, o Sr. Cardeal da Silva fundou a Paróquia Nossa Senhora da Luz, localizada no bairro da Pituba. Com o passar do tempo houve uma ampliação da Paróquia e conforme as necessidades sociais foi criado um Centro Comunitário para atender as carências das