A Ascensão do Nazismo
Introdução
A escolha do grupo pelo tema se deu pela importância de se compreender os aspectos que levaram à ascensão os regimes e os ideais nazistas. Como uma corrente de pensamentos hoje considerada tão absurda conseguiu uma aceitação tão grande de tantas pessoas? Uma análise dos aspectos sociais, políticos e econômicos da Alemanha devastada pela Primeira Grande Guerra nos ajudam a responder este questionamento.
Com esse objetivo, abordamos os impactos do abusivo Tratado de Versalhes, a crise hiperinflacionária, o cenário político da época e o antissemitismo já presente antes do surgimento do partido nazista, a rejeição ao comunismo, entre outros aspectos sociais.
Procuramos retratar de maneira ampla essas condições que acabaram levando a um dos momentos mais sombrios da história da humanidade, e acreditamos que é fundamental que isso seja estudado para que não haja possibilidade de algo parecido acontecer novamente.
O Tratado de Versalhes
Com o fim da primeira guerra mundial, o mundo estava devastado, em destaque a Europa que foi palco dos grandes confrontos. E para a sua reconstrução foi assinado o Tratado de Versalhes, que condenava quase que exclusivamente a Alemanha pelo acontecido e como forma de punição obrigava ao país a pagar uma indenização estipulada em 35 milhões de dólares (cerca de 200 bilhões de marcos). A forma com que foram conduzidas as reuniões de elaboração do tratado e as punições aplicadas foram vistas pelo povo alemão como uma forma de insulto e um dos fatores que levaram ao crescimento do nacionalismo. O pagamento das dívidas causou grande preocupação no setor econômico alemão, o país lidava com a dificuldade em exportar seus produtos, pagar a indenização e ainda reconstruir o próprio país que antes da guerra vivia em pleno crescimento, que teve uma freada brusca com tons de reversão, o que causava grande preocupação.
A Crise Econômica
Junto com os problemas da guerra,