A arte românica
Os imperadores começaram a enfrentar lutas internas pelo poder e com as ameaças dos Bárbaros, começava a decadência do Império Romano e o desaparecimento quase completo da Cultura Greco-romana, o Império Romano foi dividido em:
I.R.Ocidente = Gália, Espanha, Roma, África
I.R.Oriente = Grécia, Constantinopla, Ásia.
* No ano de 476, com a tomada de Roma, marca o Fim do período Histórico conhecido como Idade Antiga e o começo da Idade Média.
A Arte no Império Carolíngio
* Com a coroação de Carlos Magno, criou-se uma academia Literária e várias oficinas. * As Oficinas ligadas ao palácio foram os principais centros de arte. Delas originaram as Oficinas Monásticas – (dos Mosteiros). * Nos mosteiros as ilustrações de manuscritos era a atividade artística mais importante, mas também tinha: Arquitetura, escultura, pintura, ourivesaria, cerâmica, fundição de sinos, encardenação e fabricação de vidros.
A Arquitetura
* Com as Oficinas de artes da Corte de Carlos Magno, a Cultura Greco-romana foi redescoberta. Surgiu um novo estilo para construção, principalmente das igrejas. O Estilo Românico.
* Características da Arquitetura Românica: Utilização de Abóbada, dos Pilares maciços que a sustentam e das Paredes Espessas com aberturas estreitas usadas como janelas. * As Igrejas Românicas são grandes e sólidas e são chamadas de: “Fortaleza de Deus”. * As Igrejas Românicas possuem 2 tipos de Abóbada:
1 – Abóbada de Berço = Consiste num semicírculo – o arco pleno – ampliado lateralmente pelas paredes.
2 – Abóbada de Arestas = Consiste numa intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiada sobre pilares.
Ex: Abadia de Mossaic.
Abóbada de Berço Abóbada de Arestas
No Caminho de Santiago
* Como poucas pessoas sabiam Ler naquela época, a Igreja recorria a Pintura e a Escultura para narrar histórias Bíblicas e transmitir valores religiosos. * Um lugar muito usado para