A apologia de Sócrates, como viver corretamente segundo Sócrates
Sócrates inverte o olhar, passa a olhar pra si ‘’ conheça te a ti mesmo’’ esse é o seu lema , Ele começa a se preocupar com a alma ( Platão depois teoriza mais a questão) busca a virtude.
Um fato marca a vida de Sócrates e determina sua forma de filosofar , uma visita ao Oraculo de delfos , no qual ele foi surpreendido com a seguinte afirmação , Que era o homem mais sábio da Grécia, depois disso, Sócrates ainda colocando em dúvida o que oráculo disse, decidi sair pelas ruas da Grécia , e questionar os homens que considerava sábios, e nem um deles conseguia responder suas perguntas , pois ele buscava a ‘’coisa em si’’ , ele os questionava sobre o que era a coragem, o amor , a verdade... e ninguém possuía tais respostas , Sócrates não ficava satisfeito, pois para ele não existia a possibilidade de ser corajoso sem saber o que era coragem, nem de amar sem saber o que era o amor.
Com tais questionamentos , ele inaugura seu método: a ironia e a maiêutica , através das perguntas (ironia), ele tenta fazer com que seu interlocutor reconheça sua própria ignorância , quanta a maiêutica , a mesma faz uma referência a mãe de Sócrates, que era parteira, comparando –os assim como ela, ele traz a luz,mas a luz da razão. O parteiro das almas.
Depois disso, Sócrates entende por que era o homem mais sábio da Grécia, não por ser detentor da sabedoria, mas por admitir sua própria ignorância ‘’ Só sei que nada sei’’.
Por causa do seu modo de filosofar e