A Aplica o dos lodos ativados nos sistemas sistemas de tratamento de efluentes l quidos
963 palavras
4 páginas
A APLICAÇÃO DOS LODOS ATIVADOS NOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS
Silvio de Mello
Profª. Cátia Rosana Lange
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental – Administração Ambiental
02/04/2009
RESUMO
Resultado de um processo de reativação do lodo originado nos tratamentos de efluentes e esgotos , utilizando bactérias aeróbicas com a finalidade de destruir formas de poluentes orgânicos. O lodo que já está nos tanques de decantação retorna aos tanques de aeração onde é degradado por bactérias. Para que o sistema alcance os resultados desejados deve-se controlar a concentração de oxigênio dissolvido, pH e a velocidade da água.
Palavras Chaves: Lodos Ativados; Biodigestão; Tratamento de Efluentes.
1. INTRODUÇÃO
O processo de lodos ativados foi desenvolvido na Inglaterra em 1913 e consiste em se provocar o desenvolvimento de uma cultura microbiológica na forma de flocos (lodos ativados) em um tanque de aeração, que é alimentada pelo efluente a tratar. É um sistema de tratamento biológico aeróbico, largamente difundido para se estabilizar a matéria biodegradável dos despejos industriais e dos esgotos sanitários.
Neste artigo, nos propomos estudar os detalhes do funcionamento do processo e verificar sua viabilidade para tratamento de efluentes líquidos, minorando os impactos sobre o meio ambiente que estes costumam representar
2. O PROCESSO DE LODOS ATIVADOS
Os lodos ativados ocorrem por ação de agregados floculentos de microrganismos aplicados sobre efluentes brutos residuários dos tanques de decantação, com o objetivos de promover a destruição dos tipos patógenos ainda presentes. Após o processo de decantação ainda permanecem no lodo decantado matérias orgânicas que servem de alimento para diversos microrganismos presentes, e que ainda poderiam representar perigos se lançados nos aterros ou nos espaços naturais.
O processo dos lodos ativados consiste basicamente na agitação das águas residuárias em presença de