A api do dom
DOM é uma interface de programação, baseada no modelo de objetos, que permite a manipulação e transformação de documentos em XML. A interface DOM manipula documentos XML na forma de uma estrutura em árvore. Quando um documento é carregado na memória do computador, suas estruturas podem ser lidas e manipuladas através do objeto DOM.
A interface DOM faz a representação do documento XML na forma de uma árvore de objetos, onde cada nó da árvore representa um componente do documento. Após o processamento completo do documento XML, a memória deverá conter a árvore de objetos DOM, a qual disponibiliza para as aplicações qualquer informação relacionada à estrutura e ao conteúdo do documento.
O modelo implementado pela interface DOM é a forma mais flexível para manipulação do conteúdo de um documento XML. Este modelo não é limitado pela ordem em que as estruturas do documento são processadas, logo é possível navegar pelo documento em qualquer ordem. Contudo, como utilização do objeto DOM requer a leitura de toda estrutura XML em uma árvore na memória, pode acontecer um alto consumo de recursos da máquina.
O modelo DOM define classes de objetos para representar cada fragmento de um documento XML. Existem objetos para representação de elementos, atributos, entidades, texto, entre outros. O objeto básico do DOM é o nó (Node). Existem especializações para os diversos tipos de nó. O nó é um objeto genérico na árvore e, portanto, a maioria dos objetos DOM herdam dele. O elemento mais alto de uma árvore DOM é representado pelo objeto Document, que também herda do objeto Node. Conceitualmente, este elemento é a raiz da árvore e a partir dele é possível acessar a árvore completa do documento XML.
A figura abaixo representa o mapa DOM: Agora você já sabe que a interface DOM é baseada em uma estrutura em forma de árvore; sabe que a árvore Dom contém um número de nós (Node). Do ponto de vista da linguagem java, um Node é uma interface. O Node é um tipo de dado