A analise de uma gota d'água em oleo de cozinha
A análise de uma gota d’água em óleo de Cozinha.
2013
Sumário
Estudo de uma gota d’água em óleo de cozinha
O estudo surgiu da necessidade de provar o movimento uniforme de uma gota de água grande e uma pequena, sendo observada dentro de um Becker que contém óleo de cozinha.
No qual iremos abordar gráficos e tabelas, afim de achar velocidades médias desse deslocamento uniforme.
Quando a gota d’água é observada em seu movimento uniforme, iremos observar sua velocidade escalar e velocidade média em qualquer intervalo de tempo ou instante. Desta forma, mostraremos matematicamente da seguinte forma:
Onde:
∆S é a variação de posição do móvel: ∆S= S – So;
∆t é a variação do tempo: ∆t= t – to.
Objetivo
Observar e analisar o movimento de uma gota de água num fluído menos denso (óleo de cozinha), marcando todas as posições ocupadas pela gota em deslocamento em relação ao tempo.
A partir da observação, criar duas tabelas informando a posição em relação ao tempo das duas gotas (uma grande e outra menor).
Exemplo:
Posição (∆S)
Tempo (∆t)
Marcação 1
00:00:10
Marcação 2
00:00:20
Construir e interpretar os gráficos sobre a posição (∆S) em função do tempo (∆t), das duas gotas. Assim podendo realizar os cálculos necessário para obtermos a velocidade média que a gota obtém ao passar por cada posição da tabela.
Materiais e métodos
Materiais
Para a realização deste trabalho um aparato experimental foi utilizado, sendo um tubo de vidro transparente (Becker) com as devidas marcações métricas de 0 a 250ml, água não destilada, conta gotas, óleo de soja (óleo de cozinha), um cronômetro e uma filmadora de vídeo.
Métodos
Primeiramente enchemos o tubo de vidro com o óleo de soja até passar alguns milímetros da marcação de 250ml.
Colocamos água no conta gotas, afim de soltar as gotas na superfície do óleo, diferenciando a quantidade para que obtivéssemos uma gota maior e outra