A Amplia O Do Ensino Obrigat Rio No Brasil
A proposta de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos tem por finalidade proporcionar a inclusão da criança na escola, ou seja, oferecer oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatório e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam os estudos, alcançando maior nível de escolarização.
Acredito que esta ampliação do Ensino Fundamental pode beneficiar as crianças e proporcionar às mesmas um contato mais cedo com a cultura letrada, aprender a se socializar, a colaborar com o grupo, capacidade de coordenar suas ações com as dos coleguinhas, estimular os sentimentos de respeito mútuo, honestidade, aceitação do outro, capacidade de seguir regras e valores, enfim, vejo como uma perspectiva positiva.
Falar em ampliação do ensino obrigatório, não é tão fácil e simples quanto parece ser. Para inclusão das crianças de seis anos é necessário que aconteça mudanças, preparação, pois é preciso que se assegure que as crianças sejam atendidas em suas necessidades. As escolas devem passar por ajustes e os professores receberem treinamentos para atender as crianças. A prática educativa tem de ser reformulado, de modo a não prejudicar essas crianças em seu desenvolvimento emocional e social. Deve-se valorizar a importância do brinquedo e da brincadeira no desenvolvimento motor, mental, emocional e social das crianças, pois é na brincadeira que a criança entende algumas situações da realidade, desenvolve sua criatividade, sua imaginação, sua motricidade e sociabilidade, assim como expressa suas emoções e se prepara para os papéis da vida adulta.
Apesar de ser uma proposta positiva, a ampliação do Ensino Fundamental, apesar de ser obrigatório, o Brasil ainda não atingiu sua meta, que é de assegurar escola para todos. Foi o que pude constatar em uma reportagem no Jornal Nacional, na edição do dia 09/04/2015, onde dizia o seguinte: “O Jornal Nacional, foi a uma cidade que fica a