A Alocação pode ser tanto estática, feita quando o programa é compilado, e a dinâmica, adiada até a execução.
1.1 Técnica de Gerenciamento de Memória
Alocação Contigua Simples: neste tipo de organização a memória principal é subdividida em duas áreas uma para o sistema operacional e outra para o usuário, desta forma o programador deve desenvolver suas aplicações preocupado apenas em não ultrapassar o espaço de memória disponível, ou seja a diferença entre o tamanho total da memória principal e a área ocupada pelo sistema operacional.
Técnica de Overlay: o programa é dividido em modulo, de forma que seja possível a execução independente de cada modulo utilizando uma mesma área de memória, esta técnica tem a vantagem de permitir ao programador expandir os limites da memória principal. As definições das áreas de overlay é função do programador, onde através de comados específicos da linguagem de programação utilizada.
1.2 Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual
1.3 Gerenciamento de memória
A gerencia de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo o maximizar o compartilhamento do processo e mais recursos computacionais, mesmo na ausência de espaço livre, onde o sistema permite que novos processos sejam aceitos e executados. Sendo possível através de transferências temporárias de processos residentes na memória principal para a memória secundaria, liberando espaço para novos processos.
Outra preocupação na gerencia de memória e permitir a execução de programas que seja maiores que a memória física disponível, implementadas através de técnicas como o overlay e a memória virtual.
Apesar de a gerencia de memória garantir a proteção de áreas da memória, mecanismos de compartilhamento devem ser oferecidos para que diferentes processos possam trocar dados de forma protegida.
1.4 Sistema de Gerenciamento de Memória
Relatório 04 – Instalação e Configuração de Domínios
4.1 Sistema de Arquivos
4.2 Instalação de DNS
4.3 Configurações Relatório 05: Instalação