A Afirma o Histórica dos Direitos Humanos
Escola Superior de Ciências Sociais
A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos
Discente: Daniel Melo Magalhães
Professor: Neuton Alves de Lima
Curso: Direito
Período: 2º
Manaus - AM
2015
A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS
A evolução dos Direitos Humanos ao longo da história se mostra muito semelhante à do próprio ser humano. Justamente por isso, os primeiros estudos a respeito da dignidade humana se pautaram na religião, na filosofia e na ciência, cada uma com seus diferentes pontos de vista.
Como o próprio Fábio Comparato afirma, a justificativa religiosa da preeminência do ser humano no mundo surgiu com a afirmação da fé monoteísta. Esta teve como principal contribuição, a Bíblia, que conta a história da criação do mundo por um Deus transcendente, que fez os homens à sua própria imagem, o que explicaria a posição central ocupada pelo homem no mundo, pois essa seria a vontade desse Deus.
Mais adiante, haverá a transição da explicação religiosa para a filosófica, e a racionalidade da pessoa humana entrará em pauta. Segundo as conclusões dos pensadores da época, o homem estaria no centro do universo por ter uma linha de raciocínio estruturada e organizada e o grande questionamento dessa área foi “Quem é o Homem?”.
No campo da ciência, a dignidade humana foi explicada pelo processo de evolução dos seres vivos, primeiramente explicada por Charles Darwin, cuja teoria rejeitou todo e qualquer finalismo, ou seja, era contra a ideia de que a natureza “tentou encontrar” um ser que pudesse se adaptar ao meio e sobreviver para ocupar o topo da cadeia evolutiva das espécies vivas.
Nenhuma das três teorias necessariamente anula a outra. Há cientistas que não descartam totalmente as teorias religiosas, e afirmam que esse Deus transcendental propiciou as condições para que o homem existisse. Do outro lado, temos religiosos que não descartam a evolução, pois a própria Bíblia, em alguns trechos nos remete a própria teoria