ztujstgh
816 palavras
4 páginas
COISAS QUE PODE SER USADABom lugar para pegar informações: http://pt.slideshare.net/mariainesvitorino/memorias-sentimentais-de-joo-miramar-3-a-2011
Sobre o autor
Mário e Oswald de Andrade formaram a dupla de liderança do Modernismo no Brasil, responsável pela introdução das novas propostas artísticas das vanguardas europeias. Tão preocupados com o estabelecimento de um projeto cultural genuinamente brasileiro quanto com a recepção e adaptação das ideias vanguardistas, produziram obras que tinham como objetivo traduzir as tradições nacionais em registro inovador.
Importância do livro
Memórias Sentimentais de João Miramar, publicado em 1924, é tão importante para a literatura brasileira quanto Macunaíma, de Mário de Andrade, publicado alguns anos depois. Nos dois casos, nota-se o esforço de renovação da ficção brasileira, tanto na abordagem do assunto quanto em sua expressão verbal. Obra de leitura exigente, Memórias Sentimentais representa um dos pontos altos do radicalismo oswaldiano.
A linguagem empregada nesta obra é telegráfica.
Período
Logo depois da Semana de Arte Moderna de 1922, algumas posturas vanguardistas se acentuaram. Oswald de Andrade conduziu sua obra de tal forma a realçar o que havia de mais avançado nas propostas modernistas.
Memórias sentimentais de João Miramar é um romance escrito por Oswald de Andrade, publicado em 1924, o qual inclui uma mescla de gêneros. É considerado uma das mais importantes obras do movimento modernista brasileiro, nascido na Semana de Arte Moderna de 1922.
O romance Memórias Sentimentais de João Miramar representa a primeira tentativa de construção do romance moderno no Brasil. Inserido no projeto modernista, busca desconstruir as bases da forma tradicional da narrativa de ficção. Esse exercício de demolição começa já no prefácio, ele próprio parte da ficção, já que vem assinado por Machado Penumbra, personagem do livro. Ao final do volume, a informação a respeito do local e data da produção da narrativa