Zoologia
Transmissão: fragmentos de DNA livre são captados pela cel hospedeira e recombinado com o seu DNA, cel doadora precisa estar lisaa.
Transdução: mediada por bacteriófago; cel doadora lisada.
Conjugação: mediada por plasmídeo: cel doadora viva em contato direto
Os 3 processos diferem na forma de como os fragmentos de DNA vão chegar nas bactérias.
O DNA de E. coli não é tão compactado e não ocorre transformação naturalmente.
Transformação: A célula hospedeira necessita estar em estado de competência para a incorporação dos fragmentos de DNA. Apenas uma fita é incorporada, as outras são degradadas. Para ter recombinação o fragmento precisa ter homologia com o DNA da cel. Receptora, caso não haja homologia, os fragmentos são degradados.
Transdução: Mediada por bacteriófago (transportam os segmentos de uma cel a outra, bacteriófagos realizam o ciclo listico e o ciclo lisogênico.
CICLO LITICO: adsorção proteínas da capa proteica reconhecem na superfície da celula um receptor especifico e se liga, injeção do DNA, replicação do DNA do vírus, síntese das proteínas da capa proteica, montagem das partículas virais, lise da cel. Hospedeira e liberação das partículas virais. No momento da montagem das partículas virais, as proteínas da capa proteica envolvem o DNA da bacteria e um fragmento de DNA bacteriano pode ser incorporado, gerando partículas virais defeituosas. Estes partículas são incorporadas e recombinadas ao DNA de outra cel, esta é transdução generalisada.
CICLO LISOGENICO: Virus se insere no genoma e permanece em estado passivo. Após a alteração na expressão gênica, o profago é liberado e entra no ciclo lítico. A regulação gênica é o que inibe a ação do vírus. No momento da montagem da partícula viral é montado com um segmentado do vírus. O segmento do vírus é degradado na recombinação. Esta é a recombinação por transdução