Zoologia
Resumo para avaliação P2:
Osteíctis - Representados pelos Actinopterígeos e Sarcopterígeos. Possuem esqueleto ósseo , são constituídos por uma grande parte dos peixes que conhecemos.
CHONDRICHTHYES – São animais de vida marinha que surgiram no período devoniano, com vértebras completas e separadas, possuem mandíbulas móveis e extremidades pares. São de grande interesse científico, visto que, as característica básicas destes animais é expressa na faze embrionária dos vertebrados superiores, como por exemplo: A notocorda o testículo ventral, as vértebras completas separadas e traquéia aberta. São estes: As Quimeras, os Tubarões e as Raias.
São separados da seguinte maneira:
Holocephalii – Representado pela Quimera, este animal possui a arcada dentária superior fusa aos ossos do crânio.
Gnatostomados : Animais com mandíbula, bainha de mielina em Gnatostomados possibilitou a agilidade do impulso nervoso, esqueleto de fosfato de cálcio, respiração branquial e 3 canais semicirculares no ouvido interno.
Elasmobrânquios – Representados pelos Tubarões e as Raias, possuem Claspers que é uma adaptação da nadadeira pélvica e possui a função de condução do esperma, arco hióide para projeção da arcada dentária e nadadeira caudal bem desenvolvida.
Diferenças básicas entre Raias e Tubarões:
Raia - Boca ventral; fendas branquiais situadas também na porção ventral; sinarcual que é a primeira vértebra fusionada e as demais articuladas; espiráculo para sugar água acima da órbita ocular, nadadeira peitoral fusionada.
Tubarão – Boca anterior, fendas branquiais laterais, espiráculo somente nos tubarões de fundo e nadadeira peitoral livre.
Tetrápodes:
São animais vertebrados de quatro patas. Para o surgimento do pescoço nos tetrápodes foi necessário à formação da vértebra Atlas e a separação da cintura escapular da cabeça.
Mais antigo foi o Tictalic.
Sinapomorfias dos Tetrápodes:
Coanas – Comunicação com meio externo e permitiu