zoologia
Crânio diapsida (linhagem dos arcossauros e cinético), bico córneo (queratinizado), o primeira vértebra cervical apresenta apenas uma articulação (côndilo accipital), um único osso no ouvido médio (estribo), excreta nitrogenada na forma de ácido úrico, embrião desenvolve-se inicialmente por clivagem superficial.
Penas:
*Penas de contorno – proporciona o formato corpóreo (consiste em cálamo, que emerge de um folículo de pele, uma haste que sustenta as barbas que se entrelaçam e formam o vexilo, cada barba é constituída de diversas filamentos denominados bárbulas).
*Penas de vôo – são as penas de contorno que se prolongam além do corpo .
*Plumas – tufos macios escondidos sob as penas de contorno e conservam o calor.
*Filoplumas – penas degeneradas, similares a pelos.
*Pluma de pó – altamente modificada, as suas extremidades desintegram-se quando crescem, liberando um pó que auxilia na impermeabilidade das penas.
Enquanto o crânio e os ossos pneumáticos são mais leves, os ossos das pernas são mais pesados, o que auxilia a deslocar o centro de gravidade para a estabilidade aerodinâmica. A maioria das vértebras são fusionadas (menos as cervicais). Costelas (apresentam processo uncinado) fundidas com as vértebras, com a cintura escapular e o esterno.
Músculo peitoral (abaixa a asa), supracoracóide (eleva a asa)e ancoram-se na quilha.
Sistema digestório: glândulas salivares pouco desenvolvidas (lubrificação do alimento e língua delgada e queratinizada), faringe curta, esôfago relativamente longo apresenta uma dilatação (papo) de estocagem, estende-se ate o estômago que se divide em proventrículo (secreta suco gástrico) e moela muscular (revestida por placas córneificadas) que tritura o alimento. Entre o intestino e o reto estçao um por de cecos, na porção final do sistema digestório encontra-se a cloaca, que recebe também os dutos genitais e ureteres. Em aves jovens a bursa de Fabricius situada na parede dorsal da cloaca processa os linfócitos B.