Zoologia
Verminose é uma infecção intestinal provocada por vermes, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acometem humanos e também animais. Veremos a seguir os tipos de verminoses, suas causas, seus problemas a saúde e como evita-las.
Boa leitura!
Conclusão
Por afetar adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais, suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar até ao óbito. Sendo assim, devemos tomar cuidado com a higienização de nossas casas, escolas, para não nos tornamos vítimas dessas vermes. Lembre-se que sua saúde é de extrema importância.
VERMINOSES
Áscaris Lumbricóides:
Este verme nematódeo é um parasita muito conhecido como lombriga intestinal. Este micro-organismo infecta os seres humanos e mais frequentemente as crianças. Aloja-se normalmente no intestino delgado e às vezes dirige-se para outras partes do corpo. Seu comprimento pode variar de 15 a 25 cm.
É considerado o mais "cosmopolita" dos parasitos humanos. É a décima sétima causa mundial de morte. O macho adulto pode atingir entre quinze a vinte e cinco centímetros, e a fêmea de vinte a quarenta centímetros.
Reprodução:
Uma vez fecundadas, as fêmeas produzem ovos que são liberados com as fezes para o ambiente. No ambiente, ocorre a maturação das larvas no interior do ovo. O desenvolvimento da larva completa-se em até três semanas, quando o ovo passa a ser infectante para o homem.
Segue-se, então, a ingestão dos ovos pelo hospedeiro. No interior do intestino, as larvas rompem os ovos e penetram na mucosa, seguindo dois caminhos: circulação sanguínea ou migração visceral, ambos até os pulmões.
Dos pulmões, as larvas desenvolvidas migram até a orofaringe para a deglutição. No trato gastrointestinal, localizam-se principalmente no jejuno, onde há