Especificação de rede de esgoto
OBJETIVO
Esta Especificação fixa as condições exigíveis para objeto e execução de valas pare assentamentos de tubulação de água, esgoto ou drenagem urbana.
Estabelece também critérios para posicionamento da vala na via pública e dimensionamento do escoramento.
DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Na aplicação desta Especificação é necessário consultar:
NBR 7188 - Cargo móvel em ponte rodoviária e passarela de pedestre. Procedimento NBR 12266 – Projeto e execução de valas para assentamento de tubulações de água, esgotos ou drenagem urbana Portaria do Ministério do Trabalho n.º 17, de 07/07/83 Leis, regulamentos e posturas municipais
DEFINIÇÕES
Para os efeitos desta Especificação são adotadas as definições de 3.1 a 3.15.
ESCAVAÇÃO
Remoção de solo, desde a superfície natural do terreno até a cola especificada no projeto.
ESCORAMENTO
Toda a estrutura destinada a manter estáveis os taludes das escavações.
ESGOTAMENTO
Operação que tem por finalidade a retirada de água do vala, de modo a permitir o desenvolvimento trabalhos em seu interior.
FAIXA DE DOMÍNIO
Aquela de propriedade do poder púbico adquirida mediante compra, incorporação, permuta desapropriação doação ou usucapião, destinada a obra ou serviço público ou de utilidade pública
FAIXA DE SERVIDÃO
Aquela sobre a qual pesa o encargo de servir de passagem, escoamento, realização e conservação de obras e serviços púbicos ou de utilidade pública, podendo ser utilizada pelo proprietário, com as restrições decorrentes da servidão.
FECHO
Grade de proteção, cerca ou tapume que se destina isolar a área de trabalho ou conter materiais escavados, tais como areia, pedras, etc.
FICHA
Parte vertical do escoramento, cravada abaixo do fundo da vala.