Zircônia
Zircônia
São João del Rei
2013
Alessandra Araújo
Alinne Rezende de Paula
Carollay Damares Sachas dos Reis
Flávio Henrique Fraga de Castro
Flávio José da Cunha Souza
Isaac Cássio Neves de Souza
João Rodrigo Soares Amaral
Lívia Silva Borges
Lourran Maciel Freitas
Pâmela Gomides dos Reis Gomes
Zircônia
Dissertação apresentada na Universidade Federal de São João del Rei como exigência parcial na aprovação da matéria de Processamento de Materiais Cerâmicos.
Orientadora: Profª Roseli Balestra
São João del Rei
2013
RESUMO
Estudo feito sobre o material Zircônia afim de apresentar sua forma de obtenção, suas principais características, modos de fabricações e processamentos além de aplicações no mundo contemporâneo.
Palavras chaves: Zicônia, sinterização, cerâmicas, fases.
INTRODUÇÃO
A zircônia (ZrO2) é uma cerâmica que vem se destacando não só na Engenharia como também na Medicina e na Odontologia, por apresentar elevadas propriedades mecânicas, alta estabilidade química, biocompatibilidade e adequada aparência estética. Este material é usado rotineiramente em Engenharia para a confecção de ferramentas de corte, refratários, abrasivos, opacificadores e outros materiais estruturais, sendo mais recentemente utilizado na confecção de sensores de oxigênio, células de combustão e recobrimentos térmicos. Enquanto na Medicina o seu emprego maior é na confecção de próteses ortopédicas.
A propriedade da zircônia parcialmente estabilizada de sofrer transformação martensítica após a aplicação de uma tensão, gerando assim um material com maior tenacidade, é de suma importância para a sua seleção. Todavia, o uso da zircônia parcialmente estabilizada em temperatura ambiente somente é possível através da adição de óxidos metálicos como a ítria (Y2O3), magnésia (MgO) e a céria (CeO), uma vez que a transformação de fase de tetragonal