Metodologia das Tecnologias de Informação aplicadas às Ciências Humanas
• Distinguir dados, informação e conhecimento e suas características
• O que é a ciência e o que a distingue das outras formas de conhecimento
• O que são as TIC
DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Os dados são uma coleção de valores, ou seja factos em bruto que podem ter variadas formas desde letras, números, ondas sonoras etc.
Quando os dados não estão trabalhados têm um significado potencial, não sendo desde logo evidente o seu significado.
A informação são dados a que já foi atribuído um significado, numa primeira fase existe um contexto para a informação e depois os dados terão que ser processados de forma acessível aos utilizadores. Este processamento pode passar por ordenar, agrupar, organizar em tabela, etc.
O conhecimento é a compreensão ampla do contexto onde uma parte da informação ocorre, vai-se desenvolvendo gradualmente, pode ser adquirido através de experiências e/ou instrução e permite que a partir de uma informação se tire conclusões, identifique problemas, etc.
Os dados provêm de várias fontes, desenvolvendo processos e produzindo assim informação que irá ser utilizada num contexto mais amplo, levando a conclusões. Exº Reclamações -> dados estatísticos -> organizados em gráficos -> info apresentada em relatório -> jurista aplica conhecimentos -> tira conclusões sobre a infração ou não de uma regra e aplica sanções.
“A informação oferece valor, mas representa custos” - Informação de qualidade é um objeto valioso, quer para uma empresa, investigador, etc. O valor da informação refere-se ao seu rigor e adequação aos objetivos do seu uso. No entanto, obter os dados e proceder ao seu tratamento representa igualmente um custo, quer seja realizado pela organização, quer seja adquirido.
A qualidade da informação é proporcional à qualidade dos dados, e, consequentemente, à qualidade do seu tratamento. Muitas vezes são descurados procedimentos de rigor na obtenção de dados, como, por exemplo, são descurados campos