Zigbee
O primeiro artigo da série Minicurso Zigbee aborda o porquê do padrão Zigbee, sua especificação comparada aos padrões existentes, a pilha e a utilização do padrão IEEE 802.15.4 como base da camada de rede e aplicação
José Carlito de Oliveira Filho
O Minicurso
O minicurso será composto de três partes, onde iremos apresentar as especificações do padrão Zigbee, características da pilha, topologias de rede, consumo de energia e aplicações. Paralelo aos artigos do Mini Curso, teremos artigos práticos fáceis de serem implementados com a utilização de módulos Zigbee em aplicações reais na indústria, em residências e em segurança.
O Que é Zigbee e Por Que Utilizá-lo?
Zigbee e IEEE 802.4.15 são protocolos normalizados provedores da infraestrutura de rede necessária para aplicações de sensoriamento e automação sem fio. O padrão 802.15.4 define a camada física de rádio (PHY) e o Controle de Acesso de Mídia (MAC) enquanto o padrão Zigbee define as topologias de rede e as camadas de aplicação.
Existem vários padrões de comunicação sem fio que suportam média e alta taxa de transferência de dados para voz, rede de computadores, vídeo e etc. Veja a figura 1.
Porém até então não existia um padrão de rede sem fio que satisfizesse as necessidades das aplicações de controle, automação e sensoriamento, veja a tabela 1.
Os requerimentos- chave das aplicações de sensoriamento e automação sem fio englobam: longa vida de bateria, baixo custo, baixa latência, tamanho reduzido, baixa taxa de transferência e uma topologia de rede que suporte um grande número de dispositivos em um ambiente operacional compatível mesmo em aplicações diferentes. Isto significa que com a tecnologia Zigbee um ar-condicionado central pode buscar dados em todos os sensores de temperatura de uma instalação em tempo real e ainda assim ser capaz de se comunicar com um sistema de monitoramento remoto não necessariamente do mesmo fabricante.
Muitos padrões proprietários foram